1 helicóptero teria sido mais barato

1 helicóptero teria sido mais barato

1 helicóptero teria sido mais barato

O famoso ditado “o barato sai caro” é muitas vezes ignorado por empresas que buscam economizar a todo custo.

Confira nesse artigo como 1 helicóptero teria sido mais barato do que a estratégia escolhida pelo gestor!

O sucesso de uma empresa não está somente relacionado à sua capacidade de cumprir prazos e entregar resultados, mas também à segurança e bem-estar dos seus colaboradores.

Infelizmente, muitos gestores optam pelo caminho mais curto e barato, negligenciando a segurança no ambiente de trabalho.

E isso pode acabar saindo muito mais caro a médio prazo, como demonstrado no exemplo a seguir.

Imagine que uma empresa recebe uma demanda para cobrir uma grande área com concreto. As betoneiras chegam no prazo estabelecido, mas as botas de proteção dos trabalhadores não.

O gestor, visando cumprir o prazo, decide iniciar o trabalho mesmo assim, utilizando equipamentos improvisados.

Apesar de a tarefa ter sido concluída dentro do prazo, ocorreram diversos acidentes de trabalho devido à falta de preparo na proteção e ao fato de que o concreto é um material corrosivo.

Ao todo, foram registrados 8 acidentes, sendo que 3 deles resultaram em afastamento dos colaboradores.

A empresa teve gastos extras de R$13.023,00 por acidente e R$113.714,00 por afastamento, totalizando um gasto extra de R$406.257,00.

Esse valor poderia ter sido investido em outras estratégias que poderiam ter evitado os acidentes, como adquirir até 13 vezes a mesma quantidade de betoneiras com concreto.

Ou ainda, cobrir até 40 mil horas extras dos colaboradores para que retomassem ao trabalho em tempo de cumprir o prazo quando chegassem os EPIs.

Ou até mesmo ordenar o envio dos calçados de segurança por helicóptero.

Este é um exemplo claro de como o barato pode sair caro.

As botas mais caras da carreira deste gestor.
As botas mais caras da carreira deste gestor.

O gestor optou por economizar no curto prazo, mas acabou tendo que arcar com gastos muito maiores devido aos acidentes de trabalho.

Além disso, os colaboradores que sofreram acidentes e afastamentos poderão ter sequelas físicas e emocionais que podem afetar sua qualidade de vida e até mesmo sua capacidade de trabalho no futuro.

Por isso, é fundamental que as empresas invistam em medidas preventivas e de segurança no ambiente de trabalho. É mais eficiente, seguro e barato prevenir do que remediar.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) devem ser fornecidos aos colaboradores e utilizados corretamente em todas as atividades que apresentem riscos à saúde e segurança.

Além disso, é importante realizar treinamentos periódicos para conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança no trabalho e como utilizar corretamente os equipamentos de proteção.

A tecnologia também pode ser uma grande aliada na prevenção de acidentes de trabalho.

Existem softwares especializados em gestão de segurança e saúde ocupacional que podem auxiliar as empresas a monitorar os riscos no ambiente de trabalho.

Por checklists você ainda pode gerenciar a entrega e substituição de EPIs, além de possibilitar a realização de treinamentos online e a elaboração de relatórios de segurança.

Não negligencie a segurança no ambiente de trabalho.

Além de ser uma obrigação legal, é uma forma de valorizar e proteger a vida dos colaboradores, evitar gastos extras e garantir o sucesso da sua empresa.

Você ficou interessado nestas soluções?

Nossa plataforma btime conta com um sistema automatizado que digitaliza seus fluxos, atualiza seus dados em tempo real, gera relatórios e cria um histórico.

Tudo de forma customizável de acordo com as suas demandas e sem a necessidade de códigos, você gerencia e unifica seus setores garantindo maior efetividade!

Confira nossos planos, nos informe seu contato ou fale diretamente com um membro da nossa equipe e garanta a eficiência dos processos da sua empresa!

Otimizamos o seu tempo descomplicando seus processos!

Compartilhar:

Posts Relacionados