Como a Rodojacto organizou toda a operação de vistoria dos equipamentos com a Btime
INTRODUÇÃO
Sobre a Rodojacto
Fundada em 1969 e parte do Grupo Jacto, a Empresa de Transportes Rodojacto Ltda possui atuação em soluções integradas de logística e transporte. Possui amplo know-how em administração de armazéns, movimentação de carga, milk-run e gestão de frotas.
A operação da Rodojacto, que recebe dezenas de cavalos e carretas diariamente, era descentralizada e as informações acabavam se perdendo, que devem ser vistoriadas e checadas para que todas as suas não-conformidades sejam mapeadas e seus resoluções planejadas.

A Rodojacto antes da Btime
Boa parte da operação em papel
Uma vez que os problemas são mapeados é necessário gerar um Ordem de Serviço em papel, que é entregue na mão do responsável pela manutenção.
Informações descentralizadas
Toda a operação da Rodojacto era descentralizada, e com isso as informações acabavam se perdendo.
Tomada de decisão impactada
Com relatórios inconsistentes e informações descentralizadas, a equipe tinha sua capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas muito prejudicada.
A Rodojacto com a Btime
Tudo em uma só plataforma
Chega de papel e emails e planilhas infinitas. Com a plataforma da Btime, todos os processos operacionais e informações ficaram centralizados em um único lugar.
Padronização das informações
Houve grande melhoria no fluxo das informações, corrigindo todos os gargalos do modelo anterior e trazendo mais eficiência para todo o processo.
Autonomia e agilidade do time
A plataforma da Btime trouxe mais autonomia ao time técnico, que consegue agora acompanhar em tempo real as não-conformidades nos equipamentos das carretas e cavalos e resolver os problemas em menos tempo.

Com o uso da Btime, conseguimos diminuir o tempo entre o apontamento do problema e distribuição para a área responsável em mais de 5 vezes, indo de 15 minutos para menos de 3 minutos, e diminuir cerca de 40 Ordens de Serviço que eram impressas diariamente, totalizando uma economia de mais de mil folhas de papel por mês.
– Alexandre Trinca
Chefe de Gestão de Tropas @ Rodojacto
PROCESSO
O que fizemos
Mapeamento dos
equipamentos e operações
Mapeamos todos os equipamentos próprios da Rodojacto e instalamos QR Codes em pontos estratégicos das carretas e cavalos. Identificamos também todas as operações existentes, entre elas borracharia, mecânica, elétrica, etc e seus respectivos processos.
Cada usuário verá somente o que diz respeito a sua operação, aumentando muito a produtividade e diminuindo muito a margem de erro.


Checklists dedicadas
Criamos checklists dedicadas para cada operação mapeada, padronizando todos os processos e garantindo sua execução.
Uso de QR Codes para as operações
Com os QR Codes instalados para as operações de Logística, todas as vistorias e manutenções podem ser abertas com apenas um toque.


Tratativa de não-conformidades
Qualquer usuário realizando a vistoria pode identificar uma não conformidade, que aparecerá automaticamente para o gestor solucionar e consequentemente ter maior eficiência na operação
RESULTADOS
Aumento de
da inteligência do uso dos dados coletados
Detecção das
não-conformidades
mais rápida
Economia de
folhas de papel por mês